Matando o profeta

A lição dessa semana nos trouxe um tema muito importante, um tema que infelizmente tem se repetido em nossos dias tanto quanto nos dias de Israel. O jovem Jeremias foi chamado por Deus para levar mensagens fortes a um povo desviado. Aliás, precisamos ver a pessoa do profeta não como alguém que simplesmente prevê o futuro, mas, principalmente, como alguém designado por Deus para alertar, repreender e ensinar Seu povo escolhido.

Nesse sentido, Jeremias carregou um enorme fardo. Além do povo não dar ouvidos à sua mensagem, os líderes religiosos da época faziam de um tudo para denegrir sua imagem e menosprezar a mensagem divina dada por Jeremias. O desprezo demonstrado foi tão grande que muitos conterrâneos de Jeremias planejaram sua morte, afinal nenhum profeta é bem visto em sua terra natal.

O orgulho, egoísmo e cobiça demonstrado por muitos líderes os impediu de que as reprovações divinas fossem ouvidas e os levassem ao arrependimento.  Esqueceram-se de olhar para o passado e recordar aonde desobediência a Lei de Deus os havia levado.

O que essa história nos ensina é que cada geração tem a tendência de olhar para o passado e achar que não cairá nos mesmos erros de gerações passadas. Afinal, a história deles em nada se parece com a nossa. A história não é a mesma, a época não é a mesma, os líderes não são os mesmos e temos muito mais luz à nossa disposição. Infelizmente, esse tem sido o pensamento de muitos. É aquela velha história, “se eu tivesse no lugar de Adão com certeza não teria comido o fruto”. E com isso, além de menosprezarmos a história bíblica subestimamos nossa capacidade para resistir à tentação.  E quando isso acontece, deixamos de confiar em Deus para confiar em nossas próprias forças, e fechamos a mente para atuação do Espírito Santo.

Mas você já parou pra pensar se realmente não está jogando fora as mensagens divinas? Já parou pra refletir que talvez também não esteja dando ouvidos ao profeta? Ou será que a falta da pessoa física do profeta tem endurecido seu coração para as advertências e ensinamentos deixados?

Lembre-se, profeta é todo aquele que traz uma mensagem direta de Deus, seja ela profecia ou uma repreensão. Com isso, devemos no lembrar de que devem haver muitos profetas entre nós. Talvez seu diretor de música possa estar agindo como profeta ao te aconselhar sobre a música usada no culto. Talvez seus pais possam estar agindo como profetas ao te darem conselhos sobre como agir. Talvez um jovem possa servir como profeta ao lembrar um ancião dos conselhos deixados por Deus nos sagrados escritos. E como saber reconhecer um profeta? “À Lei e aos Testemunhos”! (Is 8:20). O conteúdo da mensagem de um profeta sempre estará de acordo com a Palavra, por mais contrária que essa possa ser aos nossos atos.

Também não podemos nos esquecer do papel fundamental que Ellen White desempenha como profetiza nos últimos tempos. Veja bem, eu usei a verbo no presente, “desempenha”. Porque apesar de sua morte, seus escritos atravessam as décadas e cada mensagem escrita continua a nos ensinar e exortar no presente.

Toda vez que nossas atitudes vão de encontro aos conselhos deixados nos Testemunhos estamos, metaforicamente, matando o profeta.

Afinal, se há o conselho e não os escutamos e nem os colocamos em prática não somos em nada muito melhores do que aqueles que planejaram o assassinato de Jeremias.

À semelhança dos judeus nos dias de Cristo, muitos hoje ouvem e creem, mas não estão dispostos a subir à plataforma da obediência e aceitar a verdade como é em Jesus. Receiam perder vantagens humanas. Sua mente concorda com a verdade, mas obedecer significa erguer a cruz da abnegação e sacrifício, e deixar de confiar no homem e fazer da carne o seu braço; e se afastam da cruz. […] O entendimento precisa ser submetido a fim de que o limpe, refine e purifique.” (Este Dia com Deus, p. 62)

E são tantos os conselhos nos deixados que não temos desculpa para persistir no erro. Veja abaixo:

Sobre educação escolar
Sobre deveres familiares
Sobre saúde e estilo de vida
Sobre música
Sobre modéstia cristã
Sobre economia
Sobre ajuda ao próximo
Sobre juventude
Sobre relacionamentos

Viu só! Para alguns são apenas conselhos, e conselhos podem ser seguidos ou não. Mas queridos, estes são conselhos divinos, e conselhos do Ser mais sábio do universo não são meros conselhos, e deveriam ser visto como leis a serem seguidas, como de fato o são. Deus, através de Ellen White, nos deixou preciosos ensinamentos para que Sua igreja não estivesse desamparada e despreparada para a volta de Cristo. Vamos nos render e nos submeter à guia divina, ou continuaremos matando nossos profetas?

“Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver, mas não vê, tem ouvidos para ouvir, mas não ouve, porque é casa rebelde.” (Ezequiel 12:2)

Annik Catunda.

 

2 comentários sobre “Matando o profeta

  1. Nao engane o povo c/ meias-verdades, ainda que inconscientemente talvez! Felizmente, ha’ 1 remanescente cristao/adventista que pensa e le a Palavra e adota o principio Sola Scriptura da Reforma –a Biblia e ela so’ como regra de fe’ e pratica! O profeta nao e’ julgado so’ por Is. 8:20, mas tambem por Deut. 18:20-22 que diz “se um profeta presuncosamente proferir aquilo que nao lhe passei como mensagem e se somente uma de suas ‘profecias’ nao se cumprir, nao o temereis!” O mesmo livro diz que os que ouvem os falsos profetas perecerao com eles! Pois bem, em Primeiros Escritso p. 75, EGW diz que Jerusalem jamais se reergueria e Israel se tornou nacao novamente em 1947 e desde 1980, Jerusalem e’ sua capital oficial! Vai ser dificil tentar remendar e dizer a profecia era condicional! Numa conferencia geral do sec. 19, ela disse que todos os participantes, inclusive ela, estariam vivos e subiram c/ o Senhor na Sua breve Vinda! Todos estao mortos e, de novo, nao da’ p/ aplicar o principio “da condicionalidade!” Ja’ sao 2 erros para se aprovar ou nao 1 profeta, e Deuteronomio requer so’ um! Nao ha’ duvida q os pioneiros, inclusive EGW, mas ja’ se sabe que quem estava por tras de tudo era os supostamente macons Tiago White, Joseph Bates, Urias Smith, Kellogs etc, influenciaram a denominacao na educacao, alimentacao (embora a adesao a graos naturais tenha partido mais da crenca de q refinados agucavam a libido e levava ‘a masturbacao!), e empreendedorismo. Mas sabe-se tbm, q ela plagiou livros inteiros e nao deu credito a ninguem e inclusive usou e alterou versos da propria Biblia, pondo-se acima de Cristo, qdo por exemplo disse “No passado, falou Deus aos pais pelos profetas, mas nestes ultimos dias, nos fala pelos ‘testemunhos!'” Teve a petulancia de se colocar no lugar de Jesus, e tira’-Lo da jogada, pois Hebreus diz “Deus tendo muitas vezes e de muitas maneiras falado outrora aos pais pelos profetas, nos falou nestes ultimos dia por Seu Filho, a Quem tornou Herdeiro de todas as coisas!” Hb 1. Ora, Apocalipse diz que quem tirar ou acrescentar algo ‘a profecia (e isto vale p/ a Biblia toda) sera’ punido no lago de fogo e Paulo dia que se alguem pregar outro evangelho, que nao Cristo e a salvacao nEle, que seja anatema e o que decide a salvacao p/ EGW e/ou pioneiros e consequentemente p/ a IASD, e’ o sabado e a alimentacao, pois o sabado e’ tido como o selo de Deus e no Novo Testamento nao e’ assim, mas “nao entristecais o Espirito Santo, pois e’ Ele Quem vos sela p/ a salvacao!” nao um dia, irmaos! e “o Reino de Deus nao e’ comida nem bebida!” Dizem q os Iluminati e a maconaria tem como objetico exalter os classicos pagaos e ate’ o Velho Testamento, enquanto diminuem a Gloria de Cristo e do Novo Testamento e sutilmente vemos isto no ASD, onde ate’ o perdao de Deus e’ limitado, pois em O Grande Conflito, ela diz que “Deus perdoa pecados mas nao os cancela” e estes ficam no santuario celestial ate’ o fim da intercessao de Cristo por nos! Mas meu Deus diz que perdoa meus pecados e os lanca nas profundezas do mar e dele jamais se lembra! Gloria ao Seu nome e gracas a Deus por Jesus e Seu Santo Espirito! Ha’ muito mais a ser dito, mas so’ essas heresias ja’ nos poem em contraste c/ o mundo evangelico que se atem somente ‘a Biblia e nao profere tais disparates (embora haja, e’ logico, heresias em todo segmento onde o maligno e o homem se intromete!) Precisamos de uma reforma urgente e ela surgira’ e a mentira caira’ p/ a Gloria de Deus o Pai e em nome do Senhor da Vinha! Deus nos abencoe p/ isto neste mes da Reforma e sempre! Amem!

    Curtir

    1. Irmão Sean, tudo bem? Agradecemos por você ter tirado um pouco de seu tempo para começar esse diálogo conosco. Você levantou muitas questões, e nós apreciamos bastante o assunto abordado, por isso queremos comentar alguns pontos:

      1) Realmente existem profecias condicionais tanto na Bíblia (a destruição de Nínive, por exemplo) como nos Escritos de Ellen White, mas acredito que os casos que você citou são facilmente solucionados sem apelar para a classificação de profecia condicional. De fato, a “antiga Jerusalém” não foi restaurada não, e isso está longe de acontecer. Para restaurar a antiga Jerusalém teríamos de expulsar todos os grupos muçulmanos para poder destruir a mesquita de Omar, o Domo da Rocha,etc.Lembre-se de que o antigo portal por onde Jesus passou na sua “Entrada Triunfal” está soterrado, e isso longe de ser uma mera profecia errônea de Ellen White, é uma profecia bíblica: Ezequiel 44:1,2! Ali é explicado para Ezequiel que a porta que ele viu em visão não seria mais atravessada por ninguém, “o Senhor, Deus de Israel, entrou por ela”, a arqueologia confirma que o soterramento e obras de Suleiman fizeram com que atualmente seja impossível atravessá-la, ajudando a profecia em Ezequiel. Para reconstruir a antiga Jerusalém, precisaríamos derrubar muita coisa em Jerusalém e até desrespeitar essa profecia bíblica! Por isso cremos que Ellen White acertou sim.

      2) A citação de pessoas do tempo de EGW vivas na volta de Jesus é explicada facilmente pela crença na ressurreição especial. Nós adventistas acreditamos que dois grupos especiais estarão vivos por uma ressurreição especial antes da volta de Jesus: (a) alguns justos “para a vida” (Dn 12:1,2) e (b) pessoas que participaram do julgamento de Jesus “para a morte” (Ap 1:7). Logo, não há conflito algum em crer nessa citação de Ellen White porque ela explica isso no Capítulo 40 do Livro “Grande Conflito”, era sua crença que as pessoas ali poderiam estar vivas na volta de Jesus porque participaram da pregação da mensagem do terceiro anjo e assim poderiam ressuscitar antes.

      3) Quais seriam suas evidências para dizer que os pioneiros eram maçons? Se tiver uma prova assim desse calibre eu gostaria de ver. No entanto, ainda que isso seja verdade, qual seria o problema de eles terem conhecido a verdade ainda maçons e depois se arrependido? Lembre,irmão, que dentro de um debate, mostrar como uma ideia surgiu em um grupo não causa nenhuma espécie de refutação, apelar para isso seria a chamada falácia genética. Se nós passamos a crer na verdade do sábado por uma irmã batista, ou se houve influência no passado de alguém que era maçom, pouco importa na constatação atual da verdade. Hoje nós temos um grupo de doutrinas e crenças muito bem fundamentado na Bíblia e que de maneira nenhuma apela para a base maçônica para sustentar suas premissas e conclusões.

      4) Irmão, o resto do seu texto aborda de maneira pouco clara qual é a sua verdadeira crítica (se seria alimentação, ou de qual parte dos Testemunhos de EGW você discorda, por exemplo). Então se você quiser conversar mais sobre esses e outros temas, podemos fazer isso com calma tópico por tópico para ganharmos tempo e aprendermos mais um com o outro. Escreva suas críticas e impressões e nós as responderemos, seria bom você direcionar seus comentários conforme o assunto do texto em questão, por exemplo: comentários sobre alimentação em textos nossos sobre alimentação, comentários sobre Ellen White em textos sobre o Espírito de Profecia, etc.

      Paz!

      Curtir

Deixe um comentário